domingo, 17 de outubro de 2010

Licor de Tamarindo






LICOR DE TAMARINDO

Ingredientes:
300 g de polpa de tamarindo ou 500 g de vagens sem casca.
1 litro de álcool de cereais ou pinga
1 litro de água
1 kg de açúcar

Modo de fazer: receita básica.
Tempo de maceração: 10 dias.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que é LICOR





Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.
A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.
Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.

jabuticabeira



: A jabuticabeira é espontânea em grande parte do Brasil. Frutifera de origem sul-americana (brasileira) é encontrada com mais freqüência em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas pode também ser encontrada em outras regiões do país, como na Bahia, ou em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 9m de altura, dependendo da espécie. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas e posteriormente, verdes. É conhecida há mais de 400 anos, também, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Nome de origem indígena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existência deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no chão. Estes índios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

Receita de Licor de Jabuticabas

01 kg de Jabuticabas (inteiras)
01 litro de pinga (cachaça) de boa qualidade
01 kilo de açucar cristal
01 paú  de canela
03 cravos da índia
01 pedaço de carvão

Coloque tudo em um pote de vidro grande de boca larga e com tampa. 01 vez ao dia mexa  com uma colher de  pau, deixe por pelo menos 14 dias. depois escorra bem e coloque  em vasilhames apropriados. as jabuticabas estarão secas, se preferir mais fraco coloque água. sirva bem gelado.

SAIBA MAIS SOBRE A JABUTICABA

Fruta com elevado valor nutritivo, é riquíssima em vitaminas do Complexo B, principalmente B2 e Niacina, aparecendo em menor quantidade a vitamina C e, ainda, sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo. As vitaminas do Complexo B tem como principais funções evitar problemas de pele, reumatismo, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.
         A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; e os sais minerais são importantes para o organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
         Ao comprar jabuticabas dê preferência às graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos.
         Antes de consumir, aconselha-se lavá-las bem em água corrente. Não devem ser lavadas se não forem consumidas imediatamente, pois é fruta muito sensível, que se azeda facilmente.
         Em geladeira conserva-se de 2 a 3 dias e seu período de safra é de agosto a novembro.




Cem gramas de jabuticaba fornecem 43 calorias.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jenipapo(Genipa americana)



0 Jenipapo (Genipa americana) possui um elevado conteúdo de ferro. Por isso, é aconselhável um grande uso dessa rubiácea. Também possui cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, e às vitaminas B1B2, B5 e C. Acredita-se no Norte e no Nordeste do Brasil, que o suco de jenipapo e adequado para combater a anemiadecorrente do impaludismo ou das verminoses.Segundo autoridades científicas, esse fruto faz bem aos asmáticos.
Como diurético, o suco do fruto é aconselhável nos casos de hidropisia.
As chagas de origem sifilítica podem ser combatidas pelo fruto ainda verde, moído, em aplicações tópicas. A raiz é purgativa e a casca do tronco propicia uma substância branca mediante a qual se podem combater as cataratas. A polpa do fruto é esponjosa e suculenta, com a qual se pode preparar sucos e compotas.

jenipapeiro (Genipa americana),




O jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a 20 metros de altura e é da família Rubiaceae, mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pé de jenipapo nativo na região Amazônica e de Mata-Atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive aguente encharcamento. Em guarani, jenipapo significa fruta que serve para pintar. Isso porque do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, parede, cerâmica, etc. O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. O fruto é uma baga subglobosa geralmente de cor amarelo-pardacenta. Sua polpa tem cheiro forte e é comestível, mas é mais apreciada na forma de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor. O licor de jenipapo é uma bebida apreciada em Pernambuco e em cidades de Goiás, inclusive muito comercializado em comércios de cidades turísticas como Caldas Novas. Algumas partes do jenipapeiro (como a raiz, as folhas e o fruto) tem diferentes propriedades medicinais. A casca do caule e do fruto verde é usado também para curtir couro, por serem ricas em tanino.

Licor de jenipapo - 1



Licor de jenipapo -

r]

Ingredientes e Preparo:

  • 4 jenipapos grandes --
  • 1 litro de água;
  • 1 kg de açúcar;
  • 1/2 litro de aguardente (cachaça),de boa qualidade.
Preparo:
  1. Lavar bem os jenipapos, cortá-los ao meio e deixá-los durante 10 dias, num vidro fechado, juntamente com a aguardente.
  2. Passado esse período, fazer uma calda grossa, misturando o açúcar e a água — em fogo alto, gastam-se aproximadamente 45 minutos. Deixar ferver bastante.
  3. Retirar do fogo, esperar esfriar, e despejar a cachaça (aguardente) na calda, apertando os frutos com as mãos.
  4. Retirar os pedaços do jenipapo e passar a bebida num coador de flanela e depois num coador de papel.
  5. Se o processo estiver muito lento, trocar o filtro. Depois de pronto, guardar em garrafas, bem fechadas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PITANGATUBA

PITANGA-ANÃ DO CERRADO

CARAMBOLA

Como sao feitos os licores





Licores são feitos em vasilhame cristal, vidro ou

louça. Os licores claros serão feitos com açúcar
refinado. Empregue frutas em perfeito estado de
conservação. Use sempre aguardente pura, na falta da
mesma usar álcool. As rolhas deverão ser novas e
esterilizadas antes do uso. Um tempo longo de maturação
ou envelhecimento do licor é fundamental para ele
adquirir o seu aroma e sabor particularmente fino e
requintado. Assim, quanto mais velho, tenha certeza,                            
melhor será o seu licor. Por isso, a maioria doslicores deve ser consumida pelo menos 3 meses de
envelhecimento natural. Colheres de pau são as mais
indicadas, pois não entram em reação com as
substâncias, nem transmitem odores ou sabores
estranhos. Não utilize nenhum recipiente sem antes
lavá-los com água fervente. Também os panos usados na
filtragem, muito cuidado na higiene para evitar a
fermentação coloque sempre data para saber quando
deverá usá-los. Misture sempre a infusão com a calda
fria e afastado do fogo. Para vedar bem os licores,
derreta parafina em banho Maria e mergulhe
só a boca do vidro. Após a vedação, gosto de cobrir a
boca do vidro com um pedaço de saco de estopa (quadrado
desfiado as pontas), amarrando-o com o próprio cordão
do saco para decorar. Fica muito interessante!